string(25) "noticias-artigos/leitura/"

O Espírito empreendedor.

20/12/2006 18:00

No último HSM Management, na cidade de São Paulo, no mês de novembro/06, assisti três palestras muito interessantes, das quais vale a pena realizar algumas considerações.

Foram três os palestrantes: Steven Spnineli, da Babson School, Edson Godoy da Amil e Eloy de Oliveira da Fly Tour.

Guardadas as características empresariais e pessoais de cada um, todos demonstraram ter o mesmo posicionamento quanto ao empreendedorismo e crescimento individual.

Foi muito gratificante ouvi-los, porque apesar de conhecer vários de seus posicionamentos, nunca é demais lembrar que devemos estar atentos às oportunidades que surgem e prontos para empreender sempre.

Steven Spinele, hoje diretor da Babson School, a melhor escola de empreendedorismo dos Estados Unidos, disse que iniciou sua carreira profissional pensando em como achar uma forma de mudar a maneira pela qual os USA faz alguma coisa.
Que a demanda do mercado está em cada oportunidade, ou seja, devemos estar atentos sempre para percebermos as mudanças, o que o mercado precisa, para aproveitar esses momentos.
O crescimento no mercado corporativo é obrigatório e usou uma frase muito interessante: “Crescer é obrigatório: ou você é verde e cresce ou você é maduro e apodrece.”
Todos eles foram unânimes nas observações abaixo, dizendo que no mundo atual, o dinheiro corre atrás das grandes idéias e de oportunidades, pois tem muito mais dinheiro atrás de projetos do que projetos atrás de dinheiro.
Sendo assim, o mundo está aberto para empreender, pois esse é um estilo de vida.
E nesse contexto, a flexibilidade é importante para o empresário do século XXI, pois cabe a eles levar inovação ao mercado, tornar a vida das pessoas melhor e sem iniciativas empreendedoras as idéias não são colocadas no mercado.
E não adianta falar ou pensar, pois sem ação as coisas não acontecem.
Para criar ou capturar riqueza, duas perguntas são essenciais: O que é valor? E para quem?
Ou seja, qual será a próxima demanda e quem são as pessoas e o que elas definem por valor.
Neste sentido, o empreendedor deve ter uma nova visão: entender a demanda e as tendências, ser criativo dentro do modelo: Equipe - liderança – qualificação, sabendo que para obter retorno tem que aceitar o risco e a inovação. Deve ter em mente a perspectiva global – com motivação e estabelecimento de metas com uma imagem e a mente voltadas ao futuro.
E para que isso aconteça nada melhor do que se desapegar do pensamento atual e mudar o jogo, com o seguinte pensamento: o que você quer, como você se vê no futuro.... e ir buscar. O que se resume nestas três palavras: sonhos, esperança e ação.
O empreendedor é aquele traz esperança para o sonho dos outros e o seu próprio, e todos na vida precisam de um sonho, o qual, sem ação não acontece.
Não importa o tamanho do seu sonho e nem as dificuldades para alcançá-lo, porque tudo é possível quando se tem vontade e atitude. A paixão é que move as pessoas, seja um apaixonado pelo seu sonho.


As dificuldades são oportunidades disfarçadas e na trajetória em busca do sonho, é importante valorizar as pessoas, pois o sucesso depende muito delas e do bom senso para a resolução de problemas.

A mente é a coisa mais forte que existe e quando você lança um desafio e motiva os jogadores, a coisa acontece e por esse motivo, uma grande Equipe faz a diferença, e demonstração deste fato, presenciamos no último campeonato da nossa seleção masculina de Vôlei.
Assim, o empreendedor deve fazer a ponte entre o possível e o impossível e isso o torna renovador, mostra que a sorte não é o único fator, e que precisa entre outros fatores de: conhecimento, perseverança, humildade, entusiasmo e perceber quando a porta se abre e estar pronto para cruzá-la. Cada um tem que fazer a sua parte, caso contrário, as oportunidades passarão....


* Jane Resina Fernandes de Oliveira, advogada, Sócia Fundadora do Escritório Resina & Marcon Advogados Associados, MBA – em gestão empresarial – FGV, Mestre em Ciência da Informação – UNB.

Jane Resina

Jane Resina F. de Oliveira

Sócias Fundadoras
C.V Blog Linkedin Twitter
voltar
© 2015 Resina&Marcon - Todos os direitos reservados. Design by Carol Borges