string(25) "noticias-artigos/leitura/"

Jargões mais utilizados no mercado financeiro

31/10/2007 12:34

Acordo de Acionista - contrato usualmente utilizado por gestores para regular a relação entre estes e os demais acionistas no exercício de seus direitos societários.

Arbitragem - resolução de conflitos de forma privada, fora do ambiente judicial, mas com validade legal.

Board - conselho de administração.

Bridge finance - aporte feito para o preparo de uma empresa que pretende ingressar na bolsa de valores em prazo inferior a dois anos. Também pode envolver a reestruturação de posições de grandes acionistas.

Call - opção de compra de ação.

Ciclo de investimento em PE/VC - o ciclo que se inicia com a atividade de originação (identificação), passa por seleção, negociação, investimento, monitoramento e, finalmente, saída (exit).

Closing - conclusão de uma transação, após negociações, assinatura de documentação legal e transferência de capital. Sinaliza a conclusão da fase de captação de um fundo ou de acordo de investimento em uma empresa.

Drag-along - cláusula inserida em acordos de acionistas pela qual o investidor vendedor de sua participação tem o direito de obrigar os demais a venderem suas participações.

Due diligence - avaliação realista das operações e da gestão da empresa. Para isso, faz-se uma auditoria completa da oportunidade de investimento, das demonstrações contábeis, passivos e contingências.

IPOs (Initial public offering) - oferta pública de ações iniciais em bolsa de valores.

Private equity - é uma junção de pessoas que trazem dinheiro para esse fundo que vai adquirir empresas.

Tag-along - cláusula do acordo de acionistas pela qual o minoritário tem o dieito de obter as mesmas condições que o acionista majoritário na venda da empresa.

Fonte - Valor Financeiro


voltar
© 2015 Resina&Marcon - Todos os direitos reservados. Design by Carol Borges