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Algumas dicas ao fazer compras na internet

04/02/2009 05:01

Verificar os dados cadastrais de domínio no site www.registro.br (qual endereco, telefone, CNPJ e responsável que aparecem);
Fazer uma rápida busca na internet para ver se o site está com ulguma denúncia no Procon, Reclame Aqui, Comunidades, outros. Analisar essas informações com cautela, pois muitas vezes o problema já foi resolvido mas continua publicado;
Verificar se o site apresenta dados de telefone e endereço físico, além de e-mail;
Verificar se o site possui algum certificado de segurança;
Verificar se o site possui termos e políticas claras (compra e venda, termo de uso, troca ou devolução, cancelamento, privacidade, segurança, direitos autorais);
Verificar se no preço já estava incluso o frete;
Verificar se o site apresenta informações claras e completas sobre o produto/serviço, se a foto (imagem) corresponde à realidade ou é meramente ilustrativa;
Verificar se o site possui tracking do pedido (e se o cliente recebe o número para acompanhar);
Verificar se o site apresenta lista de parceiros para assistência técnica (quando aplicável);
Recomenda-se testar o site antes mandando um e-mail de dúvida, pedindo para confirmar algumas informações. Se não for respondido, imagine se fosse uma reclamação;
Quando possível, optar por um pagamento após entrega (que ocorre quando se paga com cartão de crédito) ou por pagamento contra-entrega, evitando depósito direto em conta antecipado;
Guardar algumas evidências eletrônicas para apoiar em eventual investigação ou ação judicial (ex: print das telas, e-mafls trocados);
Havendo problema, deve-se formalizá-lo (ciência do fornecedor) através de email de reclamação ou contato pelo SAC (isso evita a decadência do direito, art. 26, §2º, inc. I, do CDC).

Fonte - Visão Jurídica


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